Lucas do Rio Verde é a 9ª entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil com até 100 mil habitantes

0
51
Foto: Divulgação

Lucas do Rio Verde ocupa a 9ª posição na lista das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, recebendo o Selo Prata no Ranking Connect Smart Cities para cidades com até 100 mil habitantes.

Com a classificação, Lucas do Rio Verde está em 8° lugar na região Centro-Oeste e é a 2ª de Mato Grosso.

No ranking geral, ficou na 88ª posição entre as 100 cidades mais inteligentes do país.

O Ranking Connected Smart Cities 2023 é um estudo da Urban Systems em parceria com a Necta, que mapeou municípios com mais de 50 mil habitantes, que se inscreveram. De Mato Grosso, são 11 municípios. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Palestra “Do Campo a Cidade: O resultado inteligente de Lucas do Rio Verde”, pelo secretário Welligton Souto (Foto: Divulgação)

O resultado do ranking foi apresentado nesta terça-feira (05), para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais, durante a realização do evento Connected Smart Cities 2023, em São Paulo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, o secretário adjunto da Pasta, Danilo Messias, e a supervisora adjunta de Planejamento Urbano e urbanista, Isabela Godoy Vinhal, participaram do evento.

Para definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, o ranking analisou 800 municípios em 11 eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo, Governança e Energia.

A edição 2023 do estudo contou com 74 indicadores, que avaliam serviços inteligentes nas cidades. 

Lucas do Rio Verde ficou em 20° lugar na categoria Saúde e 40°em Mobilidade.

Na oportunidade, Welligton Souto palestrou no evento que entregou para Lucas do Rio Verde o Selo Prata, sendo o único município a receber do estado. No ano passado, a cidade recebeu o Selo Bronze.

“Isso é reconhecimento e nos incentiva ainda mais para o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde. Com certeza o Poder Público está entregando aquilo que se comprometeu em relação a avançarmos com essa conectividade, para que as pessoas possam ter uma cidade mais inteligente, prática para se viver e assim a gente continuar tendo uma cidade de oportunidade”, definiu o secretário.

A palestra do secretário, intitulada “Do Campo a Cidade: O resultado inteligente de Lucas do Rio Verde”, ocorreu no painel sobre Cidades Engajadas, onde foram apresentados as ações de cidades inteligentes e o resultado delas na vida do cidadão.

Para conferir os detalhes do ranking, acesse: https://www.urbansystems.com.br/rankingconnectedsmartcities.