Município recebe equipe do Instituto Rodrigo Mendes sobre educação inclusiva

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Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde recepcionou, nesta semana, a equipe do Instituto Rodrigo Mendes, que visitaram as escolas municipais, se reuniram com o prefeito Miguel Vaz e finalizaram o itinerário participando de um seminário para conhecerem os projetos voltados à educação inclusiva.

O Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.

Lucas do Rio Verde está entre os dez municípios do Brasil selecionados pelo instituto para o projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”. A Secretaria de Educação do Município participou do processo de seleção, inscrevendo dez escolas que atendem estudantes público-alvo da educação especial: Pessoas com Deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou com altas com habilidades e/ou superdotação.

As ações desenvolvidas têm como objetivo contribuir para alcançar a Meta 4 do Plano Nacional de Educação com o movimento de inclusão de todos os alunos, que apresentam alguma deficiência de ordem cognitiva, comportamental ou física matriculados na rede municipal de ensino.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, explica que o Projeto Alavancas envolveu 11 escolas do Ensino Fundamental, impactou 300 crianças diretamente com o trabalho de 45 profissionais da educação, entre professores e técnicos.

“O maior objetivo do projeto é ampliar os olhares, fortalecer as redes de educação dos municípios e as práticas pedagógicas para trabalhar com crianças com deficiência. Sermos escolhidos significa que estamos no caminho certo”, explica.

A coordenadora de formação do Instituto Rodrigo Mendes, Katia Cibas, elogiou o empenho de Lucas do Rio Verde. “A equipe de educação municipal esteve engajada nesse período de formação. Foram bem atuantes, compartilharam experiências, e vimos que possuem ótimos projetos desenvolvidos no município. O seminário e as visitas nas escolas foram um momento de celebrar as conquistas mostrando os trabalhos realizados e conhecer pessoalmente os colaboradores”, definiu.

As atividades do Projeto Alavancas iniciaram em março de 2023, em São Paulo, com a visita ao Instituto Rodrigo Mendes.

Foram 12 encontros semipresenciais, 40h de formação que oportunizaram a reflexão sobre diversos temas relevantes, que fomentaram a implementação de uma Educação Inclusiva de Qualidade.

O princípio da inclusão visa garantir a todos os alunos o direito à educação na escola, sendo a instituição responsável por promover mudanças estruturais e pedagógicas para incluir todas as diferenças.