‘Nós Podemos Nadar’ comemora 25 anos de grandes conquistas em Lucas do Rio Verde

0
82
Foto: Ascom Prefeitura / Anderson Lippi

O projeto “Nós Podemos Nadar”, que tem como objetivo a qualidade de vida, descoberta de talentos, segurança e independência, comemorou neste sábado (16), 25 anos de muitas conquistas em Lucas do Rio Verde. 

A iniciativa foi do professor, Janjão Viana, que tinha como pretexto o desenvolvimento da integração de crianças e adolescentes nas aulas de natação, unindo esporte e educação no mesmo ambiente. “A versão inicial era o ‘Eu Posso Nadar’, onde cada atleta tinha que ter um patrocinador para que fosse válida a sua participação. Com isso, a demanda e desafios foram aumentando. De lá pra cá, tivemos a formação de grandes atletas luverdenses, onde conquistamos vários pódios em etapas municipais, estaduais e nacionais. É um orgulho ver que uma ideia lá atrás, hoje, se tornou uma referência”, conta o idealizador.

Reconhecido como iniciativa de utilidade pública pelo município, o projeto conta com cinco professores, oito estagiários e principalmente, o envolvimento das famílias e apoiadores. 

“A gestão é fundamental. Existe todo um trabalho, orientação e planejamento. Cabe a nós darmos condições para a execução do projeto. Queremos potencializar e investir ainda mais, porque sem dúvidas, investir nessas crianças e adolescentes é certamente investir no futuro”, destaca o vice-prefeito, Marcio Pandolfi.

Para o coordenador, Eltron Moreira, que faz parte do projeto há 10 anos, viver diariamente o sonho de vários atletas é desafiador. “Nesses últimos meses de preparação aqui, eu vivi muito desses 25 anos e percebi que essa década que faço parte é pouco perto do tanto que já aconteceu. É uma história de muito respeito e, sem dúvidas, pra mim é um orgulho fazer parte disso tudo”, declara o profissional de educação física.

Atualmente, são atendidos mais de 1.400 crianças e adolescentes, entre 06 e 17 anos, que frequentam regularmente as piscinas das escolas municipais Vinícius de Moraes, Olavo Bilac e Cecília Meireles.

“É algo que deu e está dando muito certo. Hoje, é um momento de agradecer a todos que abraçam diariamente o projeto, para que seja possível que os nossos alunos realizem de maneira gratuita as aulas de natação, e claro, participarem de todas as oportunidades que essa modalidade traz a eles”, afirma a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Durante o evento de comemoração, foi entregue aos alunos kits com agasalho, camiseta e touca, e 
medalhas e troféus para as autoridades e parceiros presentes. Também foi realizada apresentação na piscina, para que os pais pudessem acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos no projeto.