Novo ciclone se forma na costa do RS e reforça temporais nesta terça-feira

0
91

Um novo ciclone extratropical que vai se formar na costa do RS entre esta terça-feira (26) e a quarta (27) ajuda a intensificar a instabilidade que atua sobre o estado há dias. Conforme a Climatempo Meteorologia, o fenômeno se forma sobre o mar e reforça os temporais.

O alerta é para Região Metropolitana, Sul, Leste, Litoral e Norte do RS. O Vale do Taquari, afetado pela passagem do ciclone no início do mês, também pode registrar tempestades e ventanias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta válido para toda a terça indicando possibilidade de chuva volumosa e vento forte em quase todo o estado. De acordo com o instituto, pode haver ainda queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Chuva em Porto Alegre — Foto: Alex Rocha/PMPA

Chuva em Porto Alegre — Foto: Alex Rocha/PMPA

Na quarta, o ciclone se afasta, segundo a Climatempo. A chuva dá uma trégua em parte do estado, mas as estabilidades prevalecem no Litoral Norte, Extremo Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre, com chance de pancadas de chuva intercaladas pelo sol. No Norte, o tempo fica aberto de manhã e chuvoso à tarde.

Defesa Civil mantém alerta

A Defesa Civil do RS emitiu dois alertas na segunda-feira (25), com vigência de 24h cada. Um é para chuvas intensas com volumes elevados, com riscos de cheias em arroios, rios pequenos e enxurradas para Região Metropolitana, Litoral Norte e parte da Serra. O outro é para o risco de inundação do rio Caí.

Acumulados nesta semana – de segunda (25) a sexta (29)

  • Região Metropolitana de Porto Alegre: 80 a 150 mm
  • Litoral norte, Serra e Centro: 80 a 150 mm
  • Sudoeste e Sudeste: 50 a 80 mm
  • Centro-Norte: 40 a 80 mm

Por G1