Setasc orienta moradores de Cuiabá beneficiados com cartões do Programa SER Família

0
75
Cerca de 500 moradores de Cuiabá beneficiados pelos cartões do Programa SER Família, gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc), participaram, na noite de segunda-feira (04), da primeira reunião de acompanhamento e monitoramento sobre a ação. O Programa SER Família foi idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.A reunião foi realizada no Centro Comunitário do Bairro São João Del Rei. Participaram moradores residentes nos Bairros Manduri, São Sebastião, Osmar Cabral, São João Del Rei e São Francisco.

Na oportunidade, foi realizada uma palestra sobre o Programa SER Família Capacita. A capacitação de ao menos um membro da família é um dos requisitos necessários para a continuidade do recebimento do benefício. Atualmente, em Cuiabá, 8.522 famílias são beneficiadas com cartões do SER Família.

“Essa grande reunião tem o objetivo de realizar o acompanhamento familiar das famílias e ofertar para elas os cursos de capacitação, que é uma das condicionalidades da lei para que recebam o benefício. Viemos falar do que é o programa, o que ele traz de melhoria, e que os beneficiados comecem a se enxergar em uma capacitação e futuramente no mercado de trabalho”, disse a secretária adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf), Juliane Antunes Maciel.

Para Regina Lúcia da Silva, beneficiária do cartão SER Família, o benefício veio em boa hora. “O benefício veio em muito boa hora pra mim e minha família. Graças a Deus, com ele eu consigo colocar as coisas dentro de casa. A reunião aqui é muito importante pra gente saber certinho o que tem de fazer pra manter o benefício, né”, declarou.

“Esse tipo de reunião que estão fazendo é importante, porque assim a gente fica ciente das coisas, de que tem que se capacitar pra ter o cartão. E o benefício está sendo muito bom pra minha família, porque meu marido teve um AVC, ficou inválido, não trabalha mais, e o cartão dá uma ajuda muito boa”, afirmou Juvanice Maria de Almeida, moradora do Bairro São João Del Rei.

A expectativa é de que outras reuniões sejam realizadas em mais bairros da Capital, mas ainda sem data definida. As reuniões são necessárias para o acompanhamento familiar dos beneficiários do SER Família em Cuiabá, realizado pela Setasc. Nos municípios do interior, esse acompanhamento é realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Fonte: Daniele Danchura Setasc/MT