Tombense comemora 109 anos de história

0
92

A cidade de Tombos, no interior de Minas Gerais, tem um motivo a mais para comemorar nesta quinta-feira (7). Há 109 anos, em 7 de setembro de 1914, o Tombense Futebol Clube era fundado pelo pai de um dos garotos que compunha um grupo de crianças apaixonadas pelo esporte na cidade.

O primeiro título da agremiação foi ainda na era amadora, em 1935, com a conquista do troféu da Zona da Mata Mineira. A profissionalização, porém, ocorreu de forma mais tardia. Apenas em 1999 o clube começou a conquistar seu espaço no cenário nacional.

Tombense é o atual campeão da Taça Inconfidência

Tombense é o atual campeão da Taça Inconfidência
Créditos: Leonardo Barreto

O “Carcará”, como é conhecido, leva esse apelido por conta de um fato curioso: quando o Tombense completou 50 anos de existência, o campo de seu estádio era desnivelado em cerca de quatro metros entre as balizas. Os mandantes utilizavam desta “vantagem” para jogar a favor do desnível na segunda etapa.

Atacando para baixo com alta eficiência, a equipe começou a ser comparada a um Gavião-Carcará, uma ave de rapina conhecida por sua alta velocidade em descida para atacar as presas no chão.

O Estádio Antônio Guimarães de Almeida, o Almeidão, casa do Tombense Futebol Clube

O Estádio Antônio Guimarães de Almeida, o Almeidão, casa do Tombense Futebol Clube
Créditos: Raphael Lemos

Desde sua profissionalização, conquistou um Brasileirão Série D, em 2014, além de duas Recopas Mineiras, dois Mineiros Segunda Divisão, três Mineiros do Interior e uma Taça Inconfidência. Hoje, disputa a Série B e a elite do estadual local.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parabeniza o Tombense pelos 109 anos de história. Que venham muitas outras glórias!

Tombense conquistou a Série D, em 2014

Tombense conquistou a Série D, em 2014
Créditos: Divulgação

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Nayra Halm / Staff Images / CBF