Novas conselheiras tutelares de Lucas do Rio Verde foram eleitas neste domingo (1°)

0
79
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Foi realizada, neste domingo (1°), a eleição do Conselho Tutelar em Lucas do Rio Verde para a escolha de conselheiros, sendo cinco titulares e 23 suplentes. Com a participação de 2.986 votantes, a candidata Inácia Oliveira obteve a maioria dos votos (305 votos), sendo eleita a titular.

A apuração dos votos aconteceu ao final do pleito, no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, com a presença de autoridades, dos candidatos e seus familiares.

Foram 28 candidatos. Os luverdenses puderam votar nas escolas municipais Fredolino Vieira Barros, São Cristóvão, Olavo Bilac, Cecília Meireles, Cora Coralina, Menino Deus, Luiz Carlos Ceconello e na Escola Estadual Ângelo Nadin.

Foram eleitas titulares: Inácia Oliveira (305 votos), Naiara Ribeiro Cáceres (236 votos), Liliane Geller (231 votos), Eulina Almeida (229 votos) e Walquíria Arruda (191 votos).

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O processo eleitoral foi elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com apoio da Secretaria de Assistência Social e Habitação.

“As novas conselheiras passarão pela capacitação obrigatória e serão empossadas no início de janeiro de 2024, para atuarem no quadriênio 2024/2028”, explicou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Débora Carneiro.

Os boletins de urna e as zerésimas estarão disponíveis para consulta da população a partir das 13h desta segunda-feira (02), na Casa dos Conselhos, que fica localizada na Avenida São Paulo, nº 80 S, bairro Alvorada.

O que é Conselho Tutelar?

Os conselhos tutelares foram criados em 1990, com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para desempenhar uma função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Os conselhos tutelares são órgãos autônomos, permanentes e não jurisdicionais, que integram a administração pública local.