Fim do calorão, diz os metereologistas para Mato Grosso

0
73

A atual onda de calor que assola Mato Grosso, particularmente na capital, tem levado as temperaturas a patamares extremos, ultrapassando os 40 graus Celsius, e a tendência é que esse calor intenso perdure até o final da semana. As projeções meteorológicas indicam que a chegada de temporais no domingo (19) será responsável por uma queda nas temperaturas, proporcionando finalmente um alívio do calor escaldante na semana seguinte.

De acordo com alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a condição de alerta vermelho para a onda de calor, que afeta todo o estado, deve persistir até sexta-feira (17). Nesse período, as temperaturas permanecerão cerca de 5 graus acima da média, e mesmo durante o fim de semana, há previsões de que os termômetros alcancem a marca de 43 graus.

Apesar do aumento da umidade, as zonas de instabilidade continuam presentes em todo o estado, mantendo as temperaturas elevadas e possibilitando pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite, mas o calor persiste. A exceção fica na região sudoeste de Mato Grosso, onde não há previsão de chuvas.

A mudança no clima está programada entre domingo e segunda-feira, com a passagem de uma frente fria pelo Sudeste, favorecendo a canalização da umidade sobre o Centro-Oeste, resultando em aumento da nebulosidade ao longo do dia e chuvas potencialmente intensas.

Na sexta-feira (17), o sol predominará com aumento de nuvens pela manhã, seguido por pancadas de chuva à tarde. À noite, o céu permanecerá aberto. As temperaturas variarão entre 29 e 41 graus, com umidade relativa do ar em 48%.

No sábado (18), o dia será marcado por sol entre nuvens, sem previsão de chuva. Rajadas de vento podem atingir 27 km/h, e a umidade será de 45%. A temperatura máxima poderá chegar a 40 graus. No domingo (19), o sol prevalecerá entre nuvens durante a maior parte do dia, com chances de chuva à tarde e à noite, acumulando até 15 mm de precipitação, acompanhada por ventos de até 12 km/h. A umidade pode atingir 64%.

Na segunda-feira (20), o dia começará com sol, seguido de períodos nublados e chuva a qualquer hora, acumulando até 20 mm ao longo do dia. A umidade se elevará para 83%, enquanto os termômetros registrarão uma queda drástica, oscilando entre 27 e 32 graus.

Por CenárioMT