Pesquisa mostra que este foi o PIOR Natal em vendas dos 3 ultimos anos

0
86

Os gastos dos brasileiros no Natal de 2023 apresentaram uma redução significativa, consolidando a data como a menos aquecida em termos comerciais dos últimos três anos, de acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Durante a semana entre 18 e 24 de dezembro, as vendas do varejo físico registraram uma queda de 1,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, aponta que, devido aos níveis recordes de inadimplência neste ano, os consumidores priorizaram a reestruturação financeira, utilizando o 13° salário para quitar e renegociar dívidas, relegando as compras e presentes de Natal a segundo plano. No final de semana anterior ao Natal, a queda foi ainda mais acentuada, atingindo 10,7% em relação ao mesmo período do ano anterior (16 a 18 de dezembro de 2022).

Rabi também destaca que o fato do dia 24 ter caído em um domingo pode ter influenciado a baixa nas vendas, pois esta é considerada a data mais fraca para o comércio. Além disso, o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian revela que as vendas natalinas do varejo físico paulista também apresentaram resultados pouco animadores, com uma diminuição de 1,2% durante a semana (18 a 24/12/2023 em comparação a 18 a 24/12/2022) e uma queda de 9,6% no final de semana anterior ao Natal (22 a 24/12/2023 em relação a 16 a 18/12/2022).

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian se baseia em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da empresa, considerando as análises realizadas no período de 18 a 24 de dezembro de 2023 e comparando-as ao mesmo período de 2022.