Gestão Municipal investiu 85% do FNDE na merenda escolar

0
106
Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão

Em 2023, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde por meio da Secretaria de Educação, adquiriu a maior parte dos alimentos utilizados no preparo do cardápio da merenda escolar, de pequenos produtores rurais do município. A iniciativa permite maior qualidade do alimento, que chega fresquinho até o prato dos estudantes e o fortalecimento da Agricultura Familiar.

De acordo com os números levantados, foram adquiridos em produtos da Agricultura Familiar R$ $1.768.918,61. Isso representa um percentual de 85% do valor repassado a secretaria municipal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A exigência, de acordo com a legislação brasileira, é que no mínimo 30% do FNDE seja direcionado a aquisição de alimentos da agricultura familiar. Além de cumprir essa obrigação, o município compra uma outra parte da merenda com recursos próprios.

O atendimento fornecido pelos pequenos agricultores familiares só é possível devido a assistência recebida por parte da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. As ações vão desde a assistência técnica no campo, desenvolvimento de pesquisas em parceria com a Fundação Rio Verde, a distribuição de calcário nas propriedades para atender os produtores.

A secretaria também oferece a patrulha mecanizada, levando máquinas e equipamentos às propriedades, oferecendo cursos e capacitações para ampliar o cultivo de frutas e verduras em parceria com instituições como Sebrae e Senar. O pequeno produtor rural ainda conta com caminhão baú e câmara fria, fornecidos pela secretaria para armazenamento de produtos.

Entre as ações que fortalecem a agricultura familiar, que permitem o atendimento a merenda escolar, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente criou também o projeto Frutifica Lucas e garantiu a qualidade dos produtos do campo, com a Certificação dos produtos com Selo de Origem e SIM.

Para 2024, a intenção da administração municipal é manter o atendimento a merenda escolar.