Hospital de Campanha para combate à dengue abre nesta segunda no DF

0
62

Distrito Federal registrou aumento de 920% nos casos este ano

O Hospital de Campanha, uma iniciativa crítica em resposta ao surto significativo de dengue no Distrito Federal (DF), começou a funcionar nesta segunda-feira, oferecendo atendimento específico para pacientes apresentando sintomas da doença. Fundamentalmente equipado com 60 leitos, esta estrutura está preparada para operar 24 horas por dia, garantindo apoio contínuo aos afetados. Além disso, o centro possui duas salas de hidratação — uma destinada a adultos e outra para o público infantil — e um laboratório próprio para a coleta e análise de exames direcionados ao diagnóstico preciso da dengue.

A edificação deste equipamento pelo Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (FAB) se deu em Ceilândia, uma região administrativa do DF de densa população, situada a cerca de 30 quilômetros da Esplanada dos Ministérios. Essa área é notável pelo registro do maior número de casos de dengue, refletindo a gravidade do cenário atual.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica, enfatizou que o propósito vital desta operação é aliviar a demanda sobre as UPAS [Unidades de Pronto-Atendimento] da região. Esta necessidade decorre do fato de que 20% dos casos nacionais de dengue estão concentrados no Distrito Federal, demandando resposta imediata e eficaz.

A unidade está estrategicamente localizada ao lado da UPA Ceilândia e do Hospital Cidade do Sol, possibilitando uma rede integrada de atendimento. Um contingente de 29 profissionais de saúde militares — incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório — são responsáveis pelo funcionamento desta operação, estipulada inicialmente para uma duração de 45 dias.

Diante do aumento alarmante de 920% nos casos de dengue em comparação com o ano anterior, a capital registrou em 2024 um total de 29,5 mil casos confirmados de dengue, com mais de 7 mil ocorrências em Ceilândia. Até o momento, seis fatalidades foram associadas à doença no DF.

Essa realidade alarmante culminou na declaração de estado de emergência pelo governo do DF em 25 de janeiro, uma medida que também solicitou reforços federais. Uma força-tarefa com 247 militares treinados foi organizada para intensificar as estratégias de combate à dengue, incluindo visitas domiciliares e medidas de prevenção e controle.