Fundação, Prefeitura e Empaer apresentam resultados do Campo 365 da Agricultura Familiar

0
50
Foto: Assessoria

Na edição do Show Safra 2023, a Fundação Rio Verde, juntamente com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural – EMPAER, apresentaram o projeto Campo 365 – Experimentos da agricultura familiar.

Nesse ano, o trabalho desenvolvido começa a fornecer frutos, pois durante todo os últimos 365 dias, foram cultivamos em área cedida pela Fundação, experimentos como banana, mamão, café, berinjela, quiabo, pimentão, abobrinha, melão e alface.

“Durante todo esse período, designamos um colaborador da Fundação Rio Verde capacitado na área de hortifruti, para desempenhar pesquisas em novos cultivares e ou métodos de produção de forma sustentável, e assim repassar a informação ali gerada aos produtores que estão na atividade. Agricultura familiar tem um peso muito grande na segurança alimentar da população, por esse motivo a Diretoria da Fundação solicitou esse novo projeto de pesquisa com os demais parceiros em nosso campo experimental” explica o representante da Fundação Rio Verde, Rangel Portela.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, esse projeto ampliou as opções do produtor e durante o Show Safra será apresentado os resultados dessas pesquisas no setor do hortifrutigranjeiro.

“Quero enaltecer a parceria que iniciamos no ano passado entre Prefeitura, Fundação e Empaer, onde tivemos a oportunidade te termos um espaço dentro da Fundação, além de um técnico que apresentou todo seu conhecimento, e assim para pudemos desenvolver essas pesquisas dentro na agricultura familiar. É um passo importante para incentivar e manter a agricultura familiar forte” destaca o secretário.

Durante o Show Safra 2024, que acontece do dia 18 a 22 de março, a Prefeitura juntamente com a Cooperativa Luverdense de Agricultores Familiares (Cooperlaf) estarão com um stand realizando a venda de produtos que são produzidos na cidade.