Parques nacionais registram recorde de visitantes em 2023

0
32
Alto Paraíso (GO) - Vista dos Saltos do Rio Preto, a partir do Mirante da Janela, área que faz parte da proposta de ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Quase 12 milhões de pessoas visitaram parques nacionais no ano passado.

De acordo com monitoramento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, foram 11,8 milhões de entradas em 2023, uma alta de 15% em relação a 2022.

Além disso, essa é a maior quantidade de visitantes já registrada em toda a série histórica, que começou em 2000.

Outro recorde foi batido no ano passado: pela primeira vez, um parque superou o número de 4 milhões de visitas.

O recordista é o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, que recebeu 4,4 milhões de visitas em 2023, cerca de 900 mil a mais do que havia recebido no ano imediatamente anterior.

O Parque da Tijuca encabeça o ranking dos 10 mais visitados – e lidera com folga.

Em segundo lugar, para comparação, está o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, que registou a entrada de 1.800.225 pessoas no ano passado.

E, com a marca de 1.487.283 visitantes, o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, completa o pódio.

O ranking segue com o Parque da Serra da Bocaina, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, em quarto, e o Parque Marinho de Fernando de Noronha, em quinto.

Na sexta colocação, vem o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; em sétimo, o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, em Porto Seguro, na Bahia, e em oitavo, o Parque Nacional de Brasília.

As duas últimas colocações são ocupadas pelos parques nacionais de Ubajara, no Ceará, da Serra dos Órgãos, no estado do Rio.