Safra de milho 2024: Pesquisadora da Fundação Rio Verde destaca cuidados para o controle de doenças na cultura

0
33
Foto: Assessoria

Os produtores da região de Lucas do Rio Verde e região concluíram a semeadura da safra de milho 23/24 na segunda quinzena de março. Agora, as atenções se voltam cada vez mais para as condições climáticas, que são fatores decisivos para o desenvolvimento da cultura em Mato Grosso, principalmente para a definição da produtividade, além de outras condições.

Luana Belufi ressalta a importância das aplicações de fungicidas e orientações técnicas para proteger as plantas e garantir alta produtividade na cultura do milho.  A pesquisadora da Fundação Rio Verde,  alerta os produtores a monitorarem as lavouras neste período. “Estamos verificando a incidência alta incidência de plantas de milho com sintomas de doenças, nas folhas do terço inferior da planta”, disse.

A pesquisadora reforçou a necessidade de os produtores observarem as orientações técnicas sobre a aplicação de fungicidas para conter essas patologias. “As aplicações realizadas no início do desenvolvimento da cultura são importantes para a manutenção da sanidade dessas folhas e manter elas fotossinteticamente ativas por mais tempo”, explicou.

Quanto mais precoce for a aplicação de produtos, menor o risco de proliferação de doenças. Luana comenta que, uma vez que avance nos estádios fenológicos, ampliando sua estatura, dificulta a aplicação de fungicidas nas folhas do terço inferior. “Dessa forma elas ficam sendo fonte de inóculo para as folhas dos terços superiores da planta”, detalha.

Luana lembra que alguns cuidados são importantes para que o produtor tenha uma boa safra. Os cuidados preventivos, como o tratamento das sementes e aplicações nos períodos adequados são fundamentais. “Essas medidas ajudam a contribuir para essa sanidade maior e consequentemente para garantir boa produtividade da cultura do milho”, conclui.

Fonte: Verbo Press