Proteína barata: Brasil produz 4,21 bilhões de dúzias de ovos em 2023

0
65

O Brasil bate novo recorde de produção de ovos de galinha.

Ingrediente usado em receitas dos mais variados tipos, o ovo se consolidou como alternativa de proteína mais acessível para o brasileiro.

De acordo com dados do levantamento sobre Produção Pecuária, feito pelo IBGE, foram 4,21 bilhões de dúzias produzidas entre janeiro e dezembro do ano passado, o que representa um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior.

Fazendo uma conta simples, os 4 bilhões, 210 milhões de dúzias produzidas no ano passado somam pouco mais de 50 bilhões e 500 milhões de ovos, o equivalente cerca de 250 ovos para cada um dos 203 milhões de habitantes estimados pelo próprio IBGE.

Além de recorde na produção de ovos, também foram registrados, em 2023, recorde no abate de frangos e suínos, além de alta no abate bovino.

Os dados do IBGE também mostram que, em 2023, Mato Grosso continuou liderando o ranking de abate bovino, com 17,4% da participação nacional, seguido por Goiás e São Paulo.

No abate de frangos, o Paraná respondeu por 34,3% do total nacional, liderando o ranking com vantagem. Santa Catarina, com participação de pouco mais de 13%, e Rio Grande do Sul, com 12,5%, aparecem na sequência.

Em relação aos suínos, a liderança é de Santa Catarina, que respondeu por 29,5% do total de abate nacional da espécie, seguido por Paraná e Rio Grande do Sul.