Lula tenta fazer as pazes com MST aresentando o Programa Terra da Gente

0
18

Programa Terra da Gente: Aposta de Lula na Expansão e Agilização da Reforma Agrária

Brasília – Um novo capítulo se desenha na história da reforma agrária do Brasil com a introdução do Programa Terra da Gente. Anunciado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o programa promete ser um divisor de águas na distribuição de terras, promovendo a agilidade neste processo histórico. Dentro dos objetivos declarados, está o beneficiamento de aproximadamente 295 mil famílias agricultoras até o ano de 2026, consolidando a visão reformista da atual administração.

Uma verba substancial já está prevista para o programa no próximo ano fiscal. Em 2024, o poder executivo destinará cerca de R$ 520 milhões para aquisições de imóveis, com expectativa de alcançar 73 mil famílias.

A assinatura do decreto, que pavimenta o caminho para este ambicioso plano de reforma agrária, ocorrerá em uma cerimônia no Palácio do Planalto às 16 horas de hoje. A cerimônia contará com figuras chave do governo, incluindo o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o presidente do INCRA, César Aldrighi. O governo aposta nesse movimento estratégico que reorganiza métodos de obtenção e destinação de terras, abrangendo desde imóveis já adquiridos até terras públicas federais e áreas marcadas por ilícitos.

O plano detalhado facilitará um mapeamento minucioso das propriedades disponíveis, essencial para a concretização do projeto. A gestão Lula se compromete a ampliar em 877% o número de famílias beneficiadas, comparado ao período de 2017 a 2022.

Abril Vermelho, o mês que simboliza a reivindicação por reforma agrária e rememora o trágico massacre de Eldorado do Carajás, observará a entrega de uma série de terras improdutivas pelo governo. Lula encara a iniciativa como uma medida pacífica para aplacar possíveis invasões e estabelecer um diálogo produtivo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). No entanto, descontentamentos se manifestam, e o MST expressa frustrações com a atual distribuição de terras, uma questão que ganhou evidência após a realização de novos atos de ocupação em várias regiões do país.

As ações do MST, marcadas para o mês corrente, são expressão de ativismo e protesto, destacando as tensões e os desafios que o Programa Terra da Gente busca endereçar. Com isso, o governo Lula reafirma seu compromisso com uma reforma agrária eficaz e reitera sua disposição em dialogar com todas as partes interessadas para alcançar uma solução justa e universal.

Fonte Estadão