Sinop – Número de empregos gerados em 2021 e aumenta quase 460%

0
88
Data: 01 de Fevereiro de 2022

De Janeiro a Dezembro de 2021, o mercado de trabalho formal registrou 5.898 novos empregos em Sinop, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), compilados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Em comparação com o mesmo período de 2020, o crescimento foi de 459,71%. Somente no mês de Dezembro foram gerados 462 novos empregos com carteira assinada. Em 2021, o setor que mais gerou vagas foi o serviços, com 2.138 novas oportunidades, seguido pelo de comércio (1.585), construção (735)e  indústria (654).

Para o prefeito Roberto Dorner, Sinop se destaca em vários setores, o que contribui para esse aumento. “Eu fico muito feliz em ver os resultados positivos de Sinop. Isso mostra que seguimos avançando e que nosso município, mesmo em meio à pandemia, não para de crescer. Todos os dias novos empresários investem aqui, porque é visível nosso potencial de desenvolvimento. Mais geração de empregos significa menos pessoas em situação de vulnerabilidade”, pontuou o gestor.

Os dados do Caged detalham ainda que outubro foi o mês mais representativo para a recuperação do mercado formal no município, com 771, contratações. Em Sinop, a intermediação da mão de obra do trabalhador é realizada pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) vinculado à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Atualmente o Sine tem 237 vagas de emprego abertas.

Scheila Pedroso, secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, destaca o trabalho junto à comunidade. “A Secretaria de Assistência está realizando um trabalho intenso para promover a capacitação da população por meio de cursos, palestras e oficinas. Nosso trabalho tem ficado ainda mais forte com o apoio das empresas que estão incluindo suas vagas de emprego no Sine e buscando os profissionais já capacitados por nós. Sinop é uma cidade muito próspera e que recebe cada vez mais investimentos e oportunidades, e nós temos essa rede de capacitação preparada para todos aqueles que querem entrar no mercado de trabalho.”

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, ressalta que o número de empresas abertas no município, dos mais variados setores, é um dos fatores que contribui com estes dados. “De Janeiro a novembro de 2021, foram registradas 5.157 empresas abertas em Sinop, o empreendedorismo em Sinop é alto, há essa procura o tempo inteiro. O número de alvarás emitidos no ano passado foi de 2.874. Sinop segue crescendo, e a procura para se investir no nosso município mostra esse aumento em números”, destacou.

Autor: Vanessa Kienen
Fonte: Data: 01 de Fevereiro de 2022