População de Lucas do Rio Verde cresce 10 vezes mais que média nacional

0
117
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Lucas do Rio Verde, município com maior crescimento populacional entre cidades com mais de 50 mil habitantes em Mato Grosso, completou 35 anos neste mês. A cidade comemora também a 5ª posição entre aquelas que mais crescem na região Centro-Oeste do Brasil, de acordo com o resultado do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. 

Considerando todas as cidades do estado, Lucas do Rio Verde é o 2º município que mais cresceu em Mato Grosso, estando a frente de Nova Mutum, Sinop e Campos de Júlio.

“Lucas do Rio Verde é uma cidade que cresce de verdade. Se pegarmos o crescimento do nosso país que tem 203 milhões de habitantes, de acordo com o último censo demográfico, o Brasil cresceu 12.2 milhões em relação a 2010. Se dividirmos esse crescimento, o Brasil aumentou em torno de 0,52%, e Lucas do Rio Verde 5,21%. Isso significa que nós crescemos 10 vezes mais que a média nacional. Nós possuímos números interessantes, acreditamos que crescemos com qualidade de vida”, explica secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

No ranking de crescimento da população anual, o município luverdense continua em destaque sendo a 16ª cidade que mais cresce no Brasil. Neste contexto, a classificação considera todas as cidades brasileiras.

O crescimento notável de Lucas do Rio Verde ocorre em diferentes cenários, tanto em relação às cidades de porte similar (acima de 50 mil habitantes) quanto no âmbito estadual. A cidade é pautada por cinco pilares essenciais: Geração de Empregos, Saúde, Educação, Segurança Pública e Habitação, o que reflete seu desenvolvimento expressivo e indica um progresso econômico e social positivo.

Um exemplo desse progresso é o destaque no saldo de 1.813 empregos em 2022, sendo o melhor saldo em Mato Grosso e o 4ª no Brasil entre as cidades com 61.129 a 71.316 habitantes. 

Com tantas oportunidades, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde implantou o Programa Qualifica Lucas do Rio Verde, que oferece capacitações gratuitas e se tornou o maior projeto de qualificação da história do município. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), contribuindo ainda mais para o crescimento e desenvolvimento da cidade.

Outro ponto importante é que durante a pesquisa de opinião realizada em 2023, sobre os serviços públicos municipais, os principais motivos que trouxeram as pessoas para morarem em Lucas do Rio Verde foram, trabalho, oportunidades de emprego, seguidos da educação e desenvolvimento econômico, em terceiro, as oportunidades de negócio, além da saúde, moradia e estrutura.