Serviços de odontologia oferecidos em PSFs de Lucas do Rio Verde são destaques no Estado

0
117
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

O Prefeito Miguel Vaz recebeu na manhã desta sexta-feira (25), em seu gabinete, a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Wania Dantas, acompanhada da dentista e conselheira luverdense, Adriana Machado.

A visita ao gestor municipal se deu após o resultado positivo dado pela equipe de fiscalização do CRO-MT, que visitou as unidades de saúde de Lucas do Rio Verde durante esta semana e colocou o município como cidade modelo em atendimento do serviço público odontológico no estado de Mato Grosso.

“Eu fiz questão de vir pessoalmente parabenizar a cidade e a gestão do prefeito Miguel Vaz, por esse olhar que ele está tendo de cuidado a Atenção Básica e especialmente com a odontologia. A nossa equipe do CRO se desloca até os municípios e fiscaliza a estrutura, a condição para o cirurgião dentista exercer seu trabalho e também se o serviço é de qualidade para a população, e concluímos que Lucas é uma cidade modelo”, pontua a presidente do CRO, Wania Dantas.

Ascom Prefeitura/Marcelo Paulino (Foto: )

De acordo com a Secretária de Saúde, Drª Fernanda Held Ventura, desde que a gestão iniciou em 2021, tem investido na saúde luverdense. “Esse resultado da visita do CRO é reflexo da manutenção do serviço que já vinham sendo oferecidos, bem como, o investimento em capacitação dos profissionais e o aumento dos profissionais por meio de novas contratações, por chamamento do concurso público. Alem de acrescentar novos serviços como o atendimento dos pacientes especiais, a oferta de próteses dentárias e o tratamento de canal para crianças e adolescentes. Quero reforçar que os materiais oferecidos aos profissionais são de excelente qualidade, explicou. 

Importante lembrar que, o serviço de saúde bucal das unidades de saúde da família oferecem atendimentos da atenção básica como limpezas, restaurações e pequenas cirurgias. Também é realizado atividades educativas de orientação de saúde bucal à população, com a finalidade de prevenir os agravos na boca e saúde geral. O atendimento é para todas as idades.

Ascom Prefeitura/Marcelo Paulino (Foto: )

O prefeito Miguel Vaz mostrou satisfação com a visita recebida. “A informação de que Lucas do Rio Verde, através dos serviços de odontologia que são prestados nas nossas unidades de saúde é referência mato-grossense, é importantíssima, e é gratificante saber que o poder público está oferecendo qualidade nos equipamentos para os dentistas exercerem seus trabalho, quanto qualidade no serviço ao público. Essa é uma conquista nossa, mas especialmente pelo trabalho desses profissionais junto ao poder público municipal”, comemora.

Outros recursos oferecidos são os atendimentos especializados para Pacientes com Deficiência (PCD), que após avaliação inicial nas unidades de saúde, são encaminhados para o atendimento especializado, que verificará a necessidade do atendimento a nível hospitalar. Caso necessário, o PCD já é encaminhado pela própria especialista.

Não se pode esquecer do atendimento endodôntico (tratamento de canal) de dentes molares permanentes para pacientes até 15 anos. O paciente deve passar por avaliação do dentista da unidade de saúde, que procederá com o encaminhamento para tratamento (caso confirmado o problema).