Brasil de Pelotas-RS festeja 112 anos de história

0
54

Nesta quinta-feira (7), o Brasil de Pelotas-RS completa 112 anos de história pelos gramados do Rio Grande do Sul e do Brasil. 

O clube tem origem em Breno Corrêa da Silva e Salustiano Brito, jogadores descontentes com os rumos de seu antigo clube – o Sport Club Cruzeiro do Sul – que tomaram a decisão de fundar uma nova agremiação. A conversa se deu nos arredores do Estádio Bento Freitas, conhecido como Baixada, que é a casa do Xavante atualmente.

Estádio Bento Freitas, casa do Brasil de Pelotas

Estádio Bento Freitas, casa do Brasil de Pelotas
Créditos: Divulgação/Brasil de Pelotas

Após as discussões, o Grêmio Sportivo Brasil foi fundado em 7 de setembro de 1911 – mais tarde, passaria a ser chamado de Grêmio Esportivo Brasil. As primeiras partidas oficiais do clube aconteceram em 1913, com a entrada do time no Campeonato Citadino de Pelotas, competição na qual terminou na última colocação. O resultado não abalou os atletas, que chegaram ao pódio do campeonato nas três edições seguintes até o título de campeão da cidade em 1917, o primeiro da história do Brasil.

Em 1919, o time de Pelotas conquistou seu primeiro e único Campeonato Gaúcho. O título veio na final contra o Grêmio, em uma goleada de 5 a 1 sobre o Tricolor Gaúcho, que tornou o Xavante o campeão da primeira edição do Estadual. A equipe vencedora levantou a taça com a seguinte escalação inicial: Frank; Nunes e Ari Xavier; Floriano, Pedro e Babá; Farias, Ignácio, Proença, Alberto e Alvariza.

Taça de Campeão Gaúcho de 1919 do Brasil de Pelotas

Taça de Campeão Gaúcho de 1919 do Brasil de Pelotas
Créditos: Divulgação/Brasil de Pelotas

O Xavante disputou a elite do futebol brasileiro em quatro edições e chegou mais longe em 1985, quando atingiu as semifinais do campeonato. De 2014 a 2016, o Brasil teve uma ascensão meteórica e subiu em apenas três temporadas da Série D para a Série B, onde permaneceu até 2021.

Em 2023, o clube alcançou as semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro e luta para crescer no cenário nacional. 

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Grêmio Esportivo Brasil pelos seus 112 anos de história.

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Divulgação/Brasil de Pelotas