Campanha de prevenção ao Câncer de Pele e Bucal realizou mais de 100 atendimentos

0
44
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

O final de semana foi recheado de ações para a saúde da população de Lucas do Rio Verde, entre elas, os atendimentos gratuitos no Espaço Saúde, com exames dermatológicos para diagnóstico do câncer de pele e avaliação e exames para detecção de câncer bucal.

A ação contou com 13 de voluntários profissionais da saúde, entre eles, dermatologistas, cirurgião plástico, médicos residentes e preceptores. Ao todo, foram realizados 70 atendimentos dermatológicos e 15 biópsias. Na saúde bucal a atividade contou com três dentistas que realizaram 41 atendimentos, 4 biópsias e outros 4 exames de citologia.

Para casos de qualquer alteração nos lábios ou demais estruturas da boca (principalmente gengivas, bochechas, céu da boca e língua), o cidadão deve comparecer na Unidade Básica de Saúde de seu bairro para avaliação do cirurgião e encaminhamentos necessários para o caso, que podem incluir desde uma orientação até mesmo biópsia (remoção total ou parcial da lesão). 

A avaliação com um profissional especializado deve ser anual, visto que muitas lesões são apenas perceptíveis quando em estágios mais avançados, o que dificulta o tratamento.